Saber qual a cidade mais barata para viver no Sul do Brasil pode ser uma boa forma de escolher o novo lar da sua família. Para saber se uma cidade é barata para se viver ou não, é levado em consideração o cálculo do custo de vida.
O custo de vida basicamente é a soma de todos os gastos que você vai precisar ter mensalmente para viver. Ou seja, contas de aluguel ou prestação de uma casa, água, luz, internet, mercado, entre outras coisas.
Considerando o sul do Brasil, a cidade mais barata para viver é Novo Hamburgo, no estado do Rio Grande do Sul.
Quer saber um pouco mais sobre qual a cidade mais barata para viver no sul do Brasil e porque Novo Hamburgo é uma cidade boa para morar? É só ler até o final do conteúdo que preparamos para você.
Novo Hamburgo
ÍNDICE
A cidade de Novo Hamburgo fica localizada no interior do Rio Grande do Sul, em uma região conhecida como Vale dos Sinos, sendo a maior cidade dessa região. É uma das cidades mais importantes do estado, com uma boa economia e ótima infraestrutura, sendo sinônimo de boa qualidade de vida.
Com heranças alemãs muito fortes, você vai encontrar na gastronomia e na tradição local vários itens da cultura alemã. Em sua história, Novo Hamburgo sempre teve a economia voltada para o setor coureiro-calçadista.
Com a fundação da cidade, essa economia começou a se desenvolver ainda mais e atualmente Novo Hamburgo é conhecida como a Capital Nacional do Calçado. Mas mesmo com o título, a economia atual da cidade é bastante diversificada, graças a incentivos da administração municipal.
Dessa forma, a cidade de Novo Hamburgo abriga indústrias farmacêuticas, de vestuário, de cosméticos, de móveis e eletrodomésticos, entre outras. A cidade tem uma população de aproximadamente 250 mil pessoas e é considerada como o maior polo comercial do Vale dos Sinos.
São aproximadamente 6 mil estabelecimentos no setor de serviços, criando um grande leque de opções para os moradores da cidade. Além disso, a cidade conta com 7 grandes centros comerciais, divididos entre shopping centers e outlets.
História da cidade de Novo Hamburgo
A história da cidade de Novo Hamburgo se iniciou ainda no século XVIII, quando imigrantes açorianos se instalaram na área que atualmente é conhecida como Rincão. Foi apenas em 1824 que os primeiros imigrantes alemães começaram a chegar na colônia de São Leopoldo (atual cidade de São Leopoldo).
Esses imigrantes alemães estabeleceram uma próspera sociedade rural e pouco depois, começou a urbanização da área. Um desses pontos de urbanização se deu na área de Hamburgerberg, onde atualmente é o bairro Hamburgo Velho.
Foi nesse ponto que a atual cidade de Novo Hamburgo se originou, e várias estruturas desse período ainda podem ser vistos no local. Por falta de recursos para terminar uma estrada de ferro que iria de Porto Alegre até Hamburgerberg, foi criada uma estação, a qual foi dado o nome de Novo Hamburgo.
Hamburgo é uma cidade na Alemanha e serviu de inspiração para a estação de trem, bem como para o nome da cidade que seria fundada décadas mais tarde. Foi só na década de 1920 que se deu início ao movimento emancipacionista e em 1927 houve a emancipação do município, se separando de São Leopoldo.
Motivos para morar em Novo Hamburgo
São vários os motivos para morar em Novo Hamburgo, principalmente por quem está em busca de mais qualidade de vida. Os principais motivos para morar na cidade são:
- Infraestrutura
- Qualidade de vida
- Baixo custo de vida
- Economia
Infraestrutura
A infraestrutura da cidade é um dos principais motivos que atraem moradores para Novo Hamburgo. São várias escolas, algumas conhecidas como as melhores do estado do Rio Grande do Sul, além de ótimas universidades.
Além disso, a cidade conta com muitas opções de comércios e serviços, sendo mais de 6.000 empresas catalogadas. Outro destaque na infraestrutura é a mobilidade urbana, com ótimo serviço de transporte público, com sistema ferroviário e também de ônibus.
Pela cidade, são 4 estações de trem, controladas pela Trensurb, além da rodoviária da cidade, que possui uma das maiores estruturas rodoviárias do estado.
Qualidade de vida
A qualidade de vida não poderia ficar de fora da nossa lista com os motivos para morar em Novo Hamburgo. O IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) de Novo Hamburgo é de 0,747, considerado um nível bastante alto.
Por isso, viver na cidade é sinônimo de qualidade de vida, pois a cidade possui atmosfera de cidade de interior, mas com infraestrutura de uma metrópole. Com suas praças, parques e várias opções de lazer, Novo Hamburgo é uma cidade perfeita para quem quer viver muito bem, com segurança e conforto.
A cidade também é uma ótima opção para a terceira idade, pois possui um dos índices de longevidade mais altos do país, com 0,852. Portanto, é uma cidade ideal para criar a sua família com muita qualidade de vida e garantir um desenvolvimento completo para cada um.
Baixo custo de vida
A cidade de Novo Hamburgo apresenta um custo de vida bastante baixo, o que permite que sua família viva com muito conforto, gastando menos. Os preços na cidade são menores do que as cidades no entorno, seja no transporte público ou no valor da cesta básica.
Por isso, é uma ótima opção de cidade para famílias que estão aumentando, já que o custo de vida por cada membro vai ser menor que em outras regiões.
Economia
Com uma economia bastante forte, a cidade é um polo comercial na região do Vale dos Sinos. Por isso, você vai encontrar não só muitas opções de compra, mas também muitas oportunidades de emprego.
A economia de Novo Hamburgo é predominantemente voltada ao setor de calçados, mas atualmente várias empresas se estabeleceram na região, proporcionando também uma alta taxa de empregabilidade.
Outras cidades do Sul
O Sul do Brasil definitivamente é uma das melhores cidades regiões para viver ou investir, devido aos altos índices de IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal), e números impressionantes como do PIB (Produto Interno Bruto), que só reforçam ainda mais a qualidade de vida nos três estados, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
Na região do litoral Norte de Santa Catarina, se encontram algumas das cidades com melhores números e mais bem desenvolvidas para morar ou investir. Entre elas estão: Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema, que integram o ranking de metro quadrado mais valorizado do país.
Além da qualidade de vida excelente, ambas possuem as praias como principal atrativo. Vale a pena conhecer!
Agora que você já sabe qual a cidade mais barata do Sul do país, e algumas outras opções parecidas, é só escolher onde você quer morar ou investir.
Fale com a Imobille, temos algumas opções para você!
Imagens: Prefeitura de Novo Hamburgo / IBGE