Seja para comprar ou vender um imóvel, ter o auxílio de um profissional qualificado e com experiência no mercado pode fazer total diferença. Afinal, comprar um imóvel é a realização de um sonho, mas por se tratar de um valor alto, a escolha pode ser mais desafiadora.
Portanto, o ideal é ter durante as negociações, o acompanhamento de um profissional para fazer uma transação segura e evitar transtornos. Mas você sabe o que o corretor de imóveis faz?
O que faz um corretor de imóveis?
O corretor de imóveis é o profissional que faz a intermediação de compra e venda de um imóvel. Ele dá o suporte necessário esclarecendo dúvidas durante a negociação e orientando quanto a documentação e parte jurídica básica, como por exemplo, os contratos.
A profissão é regulamentada desde 1962 e hoje são cerca de 600 mil profissionais cadastrados no Brasil, segundo o Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis). Este especialista pode ainda assessorar durante as visitas aos imóveis, fazendo observações na estrutura, avaliação de preço e valorização. De acordo com o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) do Ministério do Trabalho, os corretores de imóveis:
“Intermedeiam negócios auxiliando na definição de valores e propostas da transação e aproximando as partes para conclusão. Entrevistam e orientam clientes sobre todos os trâmites e solicitam a documentação necessária. Pesquisam e analisam mercado avaliando todas as situações e possibilidades de negócios. Podem assessorar clientes após finalizadas as transações; realizam pesquisa e análise de mercado, por meio de jornais, revistas, relatórios de consultorias e órgãos especializados.”
CBO (Classificação Brasileira de Ocupações)
Em resumo, são cinco áreas de atuação mais conhecidas no setor imobiliário:
- Corretagem de imóveis: cuida da venda, compra e locação de imóveis residenciais e comerciais;
- Administração de imóveis: faz a gestão de locações e condomínios e auxilia nas resoluções judiciais;
- Advocacia na área imobiliária: neste caso é necessário também ser advogado, para se tornar um especialista em direito imobiliário;
- Gestão de fundos imobiliários: gerencia carteiras de investidores na área imobiliária;
- Prospecção: busca imóveis para imobiliárias venderem.
O que é preciso para ser um corretor?
Para se tornar corretor de imóveis é preciso ter a formação de curso técnico ou superior na área imobiliária em uma das instituições autorizadas pelo Cofeci (Conselho Federal de Corretores de Imóveis).
Após receber o diploma e ser aprovado no estágio obrigatório, poderá solicitar o registro de inscrição no Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), e então receberá a carteira de registro profissional em até 45 dias para poder atuar legalmente.
Alguns corretores se especializam nos tipos de imóvel, como terreno, apartamento ou casa, e também para as áreas de locação ou venda. Esse profissional pode atuar em imobiliárias, construtoras ou de maneira autônoma.
A Imobille descomplica sua vida!
Se você quer comprar ou vender um imóvel, a Imobille pode te ajudar. Temos profissionais capacitados e experientes que vão descomplicar a sua vida. Somos especialistas em imóveis no litoral catarinense, com mais de R$ 1 bilhão em vendas.
Ajudamos você a viver ou investir nas melhores cidades da região. Nossos corretores te orientam em todos os detalhes necessários, e possuem uma extensa cartela de contatos e imóveis para buscar o negócio ideal para você.
Entre em contato agora e fale com nossos especialistas!