Acordar com o barulho do mar, brisa boa, com paisagens incríveis, pode deixar de ser um sonho. Cabeçudas além de uma praia, é também uma das melhores regiões para viver. Neste post vamos mostrar como é morar no bairro Cabeçudas em Itajaí.
É um bairro residencial bastante tradicional de Itajaí, e possui algumas das mais belas praias, além dos pontos turísticos que atraem muitos visitantes durante todo ano.
Um lugar bem estruturado, seguro e tranquilo, ideal para viver com a família e ter momentos inesquecíveis em uma das melhores cidades do Brasil.
Qual a história do bairro Cabeçudas de Itajaí?
Com a colonização de Santa Catarina, alguns navios paravam nas proximidades da costa, desembarcando passageiros e mercadorias na ponta da praia, onde hoje é o Iate Clube Cabeçudas, pois tinham dificuldades com o mar agitado da região.
No início tinha acesso apenas pelo mar, foi aos poucos recebendo mais imigrantes e sendo povoado, além de ser conhecido também pelos pescadores artesanais.
Por volta de 1900, os conhecidos caminhos de Cabeçudas começaram a aparecer, quando iniciaram as obras quebrando os rochedos da encosta para construção do molhe, inaugurado em 1902.
Em 1917 uma campanha contra a doença da malária, fez com que alguns proprietários de terrenenos, ateassem fogo em suas terras, queimando boa parte da mata, e abrindo mais território para habitar.
A rua conhecida antigamente apenas como Rua da Praia, logo foi nomeada de Rua Juvêncio Tavares D’Amaral, e aos poucos hotéis e restaurantes foram ganhando espaço, se tornando uma das principais vias do bairro.
Marcos Konder, uma das personalidades históricas da cidade, também se movimentou para desenvolver a região, conhecida na época como Balneário Cabeçudas.
E em 1958 foi inaugurado o Iate Clube Cabeçudas, local de encontro de políticos, banqueiros e pessoas consideradas importantes na época.
A origem do nome Cabeçudas até hoje ainda é incerta. Alguns dizem que por conta das tartarugas da espécie cabeçuda que desovaram no local, outros sugerem as formigas cabeçudas também comuns na época.
Qual a localização bairro Cabeçudas de Itajaí?
Localizado na região Leste da cidade, o bairro Cabeçudas, fica entre os bairros Fazenda, Fazendinha e Praia Brava, abrangendo boa parte das praias e também o Farol. As principais vias são Rua Juvêncio Tavares D’Amaral e Rua Floriano Peixoto.
Está a aproximadamente 10 quilômetros do aeroporto de Navegantes através do Ferry Boat, e a 9 quilômetros da BR-101.
Fica a apenas 10 minutos do Centro da cidade, portanto, é possível aproveitar todo conforto da região, e fica a poucos minutos também de Balneário Camboriú.
Quais as comodidades do bairro Cabeçudas?
As principais comodidades de Cabeçudas são as praias e pontos turísticos. Entretanto, não deixa de ser um bairro bastante residencial e tranquilo.
Para saber como é morar no bairro Cabeçudas em Itajaí, comece um passeio de bike pelo Molhe, espaço bastante utilizado para práticas esportivas, ou simplesmente para curtir um pôr do sol.
A ciclovia ao longo de toda a orla, é um atrativo para apreciar a vista e conhecer o local pelos caminhos de Cabeçudas. Começando pelo Farol no Molhe, depois Bico do Papagaio, uma pedra no formato do pássaro, com deck e um visual lindo.
Depois, a praia do Atalaia, conhecida pela prática de surfe, a pequena praia do Geremias, e então a Praia de Cabeçudas, mais extensa, com lifestyle mais familiar, excelente para curtir com as crianças.
Bem no final da praia, tem a igreja Santa Terezinha no alto do morro, além do Iate Clube, e o acesso para o canto Norte da Praia Brava, conhecido como Canto do Morcego.
O bairro ainda oferece ótimos bares e restaurantes para aproveitar a culinária principalmente baseada em peixes e frutos do mar. Portanto não faltam opções para aproveitar cada detalhe, para qualquer idade.
Cabeçudas é um dos bairros mais importantes e procurados em Itajaí, e a Imobille tem imóveis incríveis nesse paraíso, que podem ser o seu novo lar. Entre em contato e converse com nossos especialistas!
Imagens: Prefeitura de Itajaí