O impacto econômico gerado pela temporada de cruzeiros no Brasil, chegou a aproximadamente R$ 3,6 bilhões, crescimento de 240% em relação à temporada anterior. Os números só comprovam que as belezas do nosso país oferecem um forte potencial turístico.
Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), foi a maior dos últimos 10 anos, com a estimativa de 650 mil a 700 mil passageiros embarcados, mais de quatro vezes acima da anterior, que teve menos navios e menor período de navegação. E ainda gerou aproximadamente 48 mil empregos.
E no litoral catarinense não foi diferente. A temporada de cruzeiros bateu recordes em Itajaí, e foi considerada a maior da história da cidade, movimentando cerca de R$ 26 milhões e mais de 80 mil passageiros. O Município recebeu 24 escalas, com cerca de 1.000 a 1.500 embarques cada.
A expectativa é que a próxima temporada tenha aumento de cerca de 70% nos embarques e desembarques em Itajaí, com início previsto para novembro.
Em Balneário Camboriú, terminou essa semana a temporada de cruzeiros, e recebeu mais de 90 mil pessoas. As expectativas para a temporada de 2023/2024 são bem positivas, com mais escalas e navios chegando, além de escalas internacionais, que já iniciaram nesta temporada.