Planejamento de viagem: Erros que você não deve cometer

Planejamento-de-viagem-7-erros-que-voce-nao-deve-cometer.png
5/5 - (3 votos)

Ao viajar, diversos fatores devem ser considerados para que tudo ocorra bem e você possa aproveitar. Desde o roteiro, compra de passagem, até a escolha dos itens da mala, algumas situações podem dar trabalho. Por isso a importância de um planejamento e viagem.

Para facilitar sua vida listamos alguns erros comuns que você deve evitar no planejamento de viagem, para tornar tudo mais tranquilo e proveitoso, seja em uma passeio de férias, ou a trabalho.

Planejamento de viagem, avião no aeroporto

Acompanhe até o final do conteúdo para saber todos os detalhes!

Roteiro base

Saber para onde vai é a primeira decisão que você deve tomar. Tenha pelo menos um roteiro principal para ter uma base de como serão os seus dias, e poder curtir tudo da melhor forma possível, com tempo suficiente, e sem correr o risco de perder voos, por exemplo.

Não é necessário que o roteiro seja extremamente detalhado e seguido à risca, afinal imprevistos acontecem. Mas é interessante que você se programe minimamente com os horários de check in e check out dos embarques e hospedagens por exemplo.

Conferir os horários de funcionamento dos comércios e serviços, e locais que pretende visitar, principalmente em caso de feriados e finais de semana, também é uma boa ideia para o seu planejamento de viagem.

Leia mais:

Conexões

Caso a sua viagem envolva mais de um voo, com conexão, ou transporte do qual precise fazer a baldeação, fique atento aos horários de check in e embarque. Se o tempo entre um e outro for muito curto, e perder o embarque, é bem provável que haja algum transtorno para realocar todo seu roteiro.

Verifique os portões de embarque, e o despacho da bagagem também, a distância entre eles em alguns aeroportos pode ser longa e ocupar algum tempo, além disso é comum haver atrasos em alguns voos. 

Planejamento de viagem, tela de voos em aeroporto

Por isso, mesmo que passe algumas horas aguardando, é melhor do que perder o voo, precisar buscar hospedagem em cima da hora, etc. Você pode aproveitar o tempo de espera livre para descansar, fazer uma leitura, ou conhecer a cidade no entorno do aeroporto, por exemplo.

Clima

Pesquise sobre o clima do seu destino na época da viagem, e escolha a melhor opção para você. Alta temporada com cidades lotadas, época de chuvas ou nevasca, atrações fechadas, tudo isso pode interferir nas suas férias caso deixe de checar essa informação.

Isso vale também para saber quais as roupas ideias para levar, e montar um roteiro mais certeiro de acordo com a estação.

Dinheiro

Verifique a moeda utilizada no local de destino e providencie o câmbio. Os preços podem variar, e fazer a compra antecipada pode ser mais vantajoso, além disso, alguns lugares não aceitam moedas estrangeiras.

É interessante também usar algum cartão internacional ou verificar com seu banco qual a melhor opção para a viagem. Para evitar qualquer problema, sugerimos usar mais de um meio de pagamento, e também ter algum dinheiro em espécie.

Planejamento de viagem, mapa com anotações

E claro, não deixe todo valor num só lugar. Se viaja acompanhado, divida o dinheiro para que não fique com uma pessoa só. Afinal, em qualquer lugar pode haver furto, ou até extravio de bagagem, e estar sem dinheiro só dificulta a situação.

Seguro viagem

Um dos itens mais importantes para uma viagem é o seguro. Funciona como uma espécie de plano de saúde temporário, que pode ser utilizado durante a viagem caso precise. 

Muitas pessoas acreditam ser um gasto desnecessário, já que raramente utilizam, mas em caso de imprevistos, um acidente, mesmo que pequeno, gera uma conta exorbitante nos hospitais do exterior, já que não oferecem serviços de saúde gratuitos como o Sus (Sistema Único de Saúde) no Brasil. Por isso é imprescindível garantir que tudo esteja bem, mesmo em caso de emergência.

Telefonia e internet

Nos tempos atuais podemos até esquecer desse detalhe, imaginando que nosso celular vá funcionar em qualquer lugar, pois, a maioria das cidades grandes possui wifi disponível nos principais espaços.

Mas é importante verificar com a sua operadora, se há cobertura no destino da viagem, e caso necessário providencie um chip ou plano para utilizar durante o período. Afinal você não vai gostar de perder o sinal de GPS ou mapa, ou contato com a família e amigos em um lugar desconhecido.

Planejamento de viagem, passaporte e mala

Excesso de bagagem

A maioria das pessoas leva itens na mala dos quais nem chega a usar durante a viagem. Após as primeiras experiências viajando, especialmente quando você carrega sua própria bagagem, fica mais fácil eliminar algumas coisas desnecessárias.

Peças de roupa em excesso, e calçados pesados podem ser um problema. Tente montar algumas combinações com a mesma peça, para evitar uma mala cheia. Leve em consideração o clima do local e o período que vai passar viajando. 

Em alguns casos vale até procurar uma lavanderia para poder usar as mesmas roupas. Alguns hotéis oferecem esse serviço. Isso evita pagar o excesso de bagagem no despacho também, além de sobrar espaço para trazer alguns itens, por exemplo.

Confira a documentação

A documentação incompleta e fora da validade é um dos problemas mais comuns, portanto, se antecipe, faça um check list com toda a documentação necessária. No seu planejamento de viagem confira as datas de validade e expiração exigidas para os locais de destino. 

Cada país tem uma regulamentação diferente e às vezes pode ser confuso se você vai passar por lugares diferentes. Quanto mais antecipadamente você verificar as exigências, melhor para o seu planejamento de viagem.

Recomendamos que tenha os documentos impressos, e cópias deles também. Leve consigo os originais, mas tenha uma cópia na bagagem, e até com outra pessoa caso esteja viajando acompanhado. E para garantir, se possível, tenha no digital também.

Planejamento de viagem, mulher fazendo as malas

Informe o seu banco sobre a viagem, para não ter imprevistos como o bloqueio do cartão por suspeita de roubo ou fraude, e tenha algum dinheiro em espécie na moeda local, para o caso de alguma emergência.

Alguns documentos que você pode precisar no planejamento de viagem:

  • Passaporte e vistos
  • Carteira de vacinação
  • Contrato ou apólice de seguro de viagem
  • Passagens e reservas de hospedagem
  • Carta convite (quando o país exige)
  • Dinheiro em espécie, extrato bancário
  • Comprovante de reservas

Sugerimos sair de casa com tudo que for possível já reservado, para evitar qualquer tipo de transtorno. Faça reserva das hospedagens, seja hotel, albergue, Airbnb e confira se tudo está ok antes de iniciar a viagem. 

Confira as comodidades que cada local oferece para se antecipar caso precise levar algum item especial, como secador de cabelo, ar condicionado ou aquecedor, e alimentação, por exemplo. 

Comprar as passagens antecipadamente também evita aborrecimentos principalmente com os preços. E caso tenha mais detalhes dos passeios, tente antecipar também os ingressos, para evitar filas e curtir melhor.

Agora que você já sabe os principais erros no planejamento de viagem, é só escolher o próximo destino, se programar e curtir muito! Aproveite todas as dicas e venha conhecer o litoral norte catarinense!

Acompanhe a Imobille nas redes sociais e saiba tudo sobre o litoral norte catarinense!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?