Blog

Investimentos Imobiliários: O que são créditos imobiliários?

Avalie este post

Nos últimos anos temos visto um grande aumento de empréstimo destinado a construção ou compra de imóveis. Isso só tem ocorrido porque os bancos e outras instituições de crédito tem facilitado o crédito para esta modalidade, como é o caso do crédito imobiliário.

O que é crédito imobiliário

Este tipo de empréstimo é direcionado a quem deseja adquirir um imóvel novo ou já usado, sendo residencial ou comercial (rural não entra neste quesito). Importante ferramenta para quem busca o sonho da casa própria, ele possui taxas mais baixas e sua adesão é mais simples, o que explica sua alta procura.

Funciona da seguinte forma: o imóvel fica alienado em nome da instituição que realizou o empréstimo até que a dívida total seja paga. Neste período, o comprador já pode tomar posse do imóvel e, no caso de não pagamento da dívida, o banco pode retomar a posse, evitando maiores conflitos jurídicos.

Pode-se financiar geralmente um valor de até 70% do imóvel e o resto fica por conta própria do financiado ou com o FGTS.

Crédito imobiliário é vantajoso?

Como trata-se de um imóvel já existente e que dificilmente encontra-se em estado depreciativo, o crédito imobiliário traz vantagens interessantes ao comprador, como taxas menores, já que o risco por parte do banco é menor que outros tipos de negócio. Outro ponto a favor é o fato das dívidas serem divididas em longos períodos, o que acaba, consequentemente a reduzir as parcelas mensais.

Já que estamos falando de um imóvel, é natural que a dívida possa passar de dez anos, diluindo o valor em quantidades menores ao longo dos anos.

Leia Também:

Qual a diferença entre condomínio horizontal e vertical?
Você sabe o que são fundos imobiliários?
Por que vale a pena investir em imóveis na Praia Brava em Itajaí?

Também existe a vantagem do comprador utilizar o FGTS para complementar o financiamento, com a condição de que o imóvel adquirido esteja situado na cidade em que o indivíduo vive. Este ponto do crédito imobiliário é bem interessante, pois ele permite o resgate do fundo, evitando uma demissão ou aposentadoria do trabalhador para que o negócio ocorra.

Como adquirir um crédito imobiliário: passo a passo

Realizar uma simulação

O primeiro passo para obter este empréstimo é ir até o banco e realizar a simulação, onde o próprio banco apresenta o valor que eles emprestariam para o seu caso. Este valor vai variar pela política de empréstimo do seu banco, seu salário e o tipo de imóvel que deseja comprar.

Consulta de poder de compra

Ao fazer a simulação, o banco irá analisar sua situação de crédito. Será analisada sua situação financeira e, se for definido que o valor de sua renda está de acordo para conseguir quitar o valor das parcelas sem problemas, ele poderá ser aprovado.

É ideal levar o cônjuge, se for o caso, para que o valor desta renda aumente. Leve também comprovantes e declaração de renda para aumentar a validação do seu empréstimo. Atenção: se seu nome estiver negativado, é muito importante quitar as dívidas antes de fazer o pedido de crédito imobiliário.

Avaliação do imóvel

Após o banco se certificar que você é capaz de arcar com as dívidas do imóvel, o banco irá, através de uma equipe terceirizada, avaliar o imóvel e ver se ele atende os requisitos necessários para o financiamento.

Fazer o contrato

Depois de avaliado o imóvel, é o momento de organizar a documentação para que o contrato seja feito. É muito importante analisar cada ponto do contrato para que nada seja assinado sem seu conhecimento. É imprescindível fazer uma análise com um advogado especialista antes da assinatura do contrato.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?