Saber a história da Praia Brava é fundamental para entender como o bairro se tornou um dos locais com a maior valorização imobiliária em Santa Catarina. Até a poucas décadas atrás, o bairro era um ponto isolado na cidade de Itajaí, acessível apenas por estradas de chão batido.
Esse cenário mudou após a década de 90, quando a Rodovia Osvaldo Reis principal via que liga Itajaí e Balneário Camboriú, foi asfaltada e duplicada. Foi assim que o bairro começou a se desenvolver, se tornando um dos bairros mais famosos de Itajaí.
Quer saber um pouco mais sobre a história da Praia Brava, o bairro mais badalado de Itajaí? Leia até o final o conteúdo que preparamos especialmente para você!
História da Praia Brava: O início
ÍNDICE
Por muito tempo, a Praia Brava foi um local de difícil acesso, que era possível chegar somente por estradas de terra. As estradas ficavam completamente intransitáveis em dias de chuva, e além disso, estar localizada entre dois morros, tornava o caminho ainda mais instável e complicado.
Mesmo que esteja literalmente ao lado de Balneário Camboriú, o Morro do Careca cria separação geográfica dos municípios, fazendo com que a Praia Brava fique dentro de Itajaí. Por estar em um ponto limite da cidade, com difícil acesso, esse paraíso ficou esquecido por um tempo.
Durante as décadas de 70 e 80, o local era frequentado apenas por homens, que procuravam os bares da região, na maioria das vezes a pé, por conta do trajeto. O local era deixado de lado pela população, por ter o mar muito agitado e águas bem frias, sendo uma praia pouco atrativa para o lazer.
A urbanização
Foi somente na década de 90 que a Rodovia Osvaldo Reis foi criada, e possibilitou a urbanização do que hoje conhecemos como Praia Brava.
Com a facilidade de acesso, e a alta na movimentação, por causa da proximidade com a cidade vizinha Balneário Camboriú, o bairro começou a se desenvolver.
A praia começou a ser explorada e aos poucos ficar conhecida entre os surfistas, além de outros esportes marítimos. Esse destaque atraiu muitos atletas para a região, e mais tarde tornou a Praia Brava referência mundial para o surf.
Dessa forma, foram sendo criadas opções para garantir mais conforto para os visitantes do local, desenvolvendo também o comércio e os serviços no bairro. Com as melhorias na infraestrutura, o local foi se tornando ainda mais conhecido pelos turistas.
Mas a urbanização não ocorreu de forma muito tranquila na Praia Brava. Durante os anos 2000, o local foi palco de muitas polêmicas entre o poder público, ONGs e a população por causa de questões ecológicas.
+Leia Mais:
Essas discussões iniciaram quando parte das áreas verdes e da restinga da praia começaram a ser desmatadas para abrigar os crescentes empreendimentos imobiliários. Por isso, foram criadas medidas para preservar a mata nativa, mas sem parar o desenvolvimento da região.
Por isso, a Praia Brava foi urbanizada de forma consciente, com prédios de pouca altura, mantendo a natureza local e tornando o local ainda mais atrativo.
Os tempos atuais
Desde o seu início com vários bares, a Praia Brava mantém até hoje a sua fama de “baladeira”, pois o local conta com uma grande quantidade de casas noturnas, bares e restaurantes. Mas isso não faz com que o local seja apenas para quem quer curtir a noite, pois conta com uma ampla infraestrutura, sendo um excelente bairro para morar.
Por isso, se tornou destaque também no mercado imobiliário, atraindo muitos investimentos. O bairro é hoje referência para quem quer investir em imóveis na cidade, principalmente por causa da grande quantidade de turistas.
São várias as opções de apartamentos e condomínios, perfeito para quem quer morar no paraíso ou apenas comprar imóveis para investimento.
Os moradores do Praia Brava contam com acesso facilitado tanto para os outros bairros de Itajaí, como o bairro Fazenda e o Centro, quanto para a cidade vizinha Balneário Camboriú. Por isso, seja para morar ou para investir, o bairro Praia Brava é um dos grandes destaques de Itajaí quando se fala em mercado imobiliário.
A vida noturna na Praia Brava
A Praia Brava é destaque também no cenário internacional quando o assunto é música eletrônica. Um dos maiores clubes do mundo, o Warung Beach Club, que elevou a música eletrônica a um nível completamente diferente fica localizado nesse paraíso.
Com uma decoração inspirada nas Ilhas de Bali, tudo foi escolhido com todo cuidado para garantir aos apaixonados por música uma experiência inesquecível de frente pro mar.
O local se tornou conhecido no exterior, recebendo DJ’s de renome internacional, e sendo citado várias vezes no ranking das melhores casas de música eletrônica do mundo.
Além disso, a Praia Brava conta com uma grande quantidade de bares e restaurantes que atraem não só turistas, mas também os moradores da região.
A infraestrutura
Com o crescimento exponencial, empresários viram no bairro boas oportunidades para criar empresas. Por isso, a Praia Brava conta atualmente com uma ampla infraestrutura em comércios e serviços.
Conheça:
Os moradores tem à disposição várias opções para tornar as tarefas do dia a dia mais práticas, com mercados, shopping center, escolas, farmácia e muito mais. Seja para realizar as tarefas cotidianas ou para se divertir muito a Praia Brava é a melhor escolha.
Sabendo um pouco mais sobre a história da Praia Brava, e como o bairro se tornou o mais valorizados de Itajaí, você pode conferir nossas opções de imóveis e escolher o próximo lar para sua família.
Para ficar ligado em conteúdos como esse, acesse nosso instagram e acompanhe as novidades.
Entre em contato agora mesmo e fale com nossos especialistas!