Blog

Como é morar no bairro Pioneiros em Balneário Camboriú

5/5 - (24 votes)

Pertinho do mar na região Norte de Balneário Camboriú, como o próprio nome diz, é um bairro pioneiro. Um dos mais antigos da cidade, que recebe visitantes durante todo ano, e onde se encontra tudo que precisa. Hoje vamos mostrar como é morar no bairro Pioneiros em Balneário Camboriú.

Tem edifícios lindos que dão charme a região, possui estrutura completa de comércio, serviços, principalmente de saúde, pontos turísticos e belíssimas paisagens. Leia até o final para saber tudo sobre esse lugar incrível.

Qual é a história do bairro Pioneiros de Balneário Camboriú?

O nome Pioneiros foi dado, por ser um dos primeiros bairros da cidade, em homenagem às pessoas que exploraram o lugar, segundo populares. Por volta de 1758 já existem relatos de pescadores que conheciam a região.

E em 1826, o colono Baltazar Pinto Corrêa recebeu uma área de terra para cultivo e moradia, do Governo da Província de Santa Catarina, no bairro que hoje se chama Pioneiros. Antes mesmo da cidade ser denominada Balneário Camboriú, o que aconteceu somente em 1964.

Na década de 50 um dos pontos de referência era a Escola Laureano Pacheco, também conhecida como escola do Canto da Praia. Aos poucos o bairro foi se desenvolvendo e hoje é um dos principais da cidade.

No final da década de 1920 surgem as primeiras casas de veraneio, com pessoas vindas principalmente de Blumenau e cidades vizinhas que não tinham praia. Contudo, a atividade turística foi se potencializando, e surgiram os primeiros hotéis.

Qual a localização do bairro Pioneiros de Balneário Camboriú?

De acordo com os moradores mais antigos, a delimitação do bairro se dá pela Avenida do Estado, e o que fica para o lado do mar seria o bairro Pioneiros. Localizado na região conhecida como Barra Norte, fica entre o Centro e o bairro das Nações.

Se você quer descobrir como é morar no bairro Pioneiros em Balneário Camboriú, saiba que é uma das áreas mais privilegiadas e valorizadas da cidade, próxima da divisa com Itajaí.

Atualmente é um bairro bastante residencial, mas muito verticalizado, com poucas casas e muitos prédios de alto padrão.

Abrange uma parte da Praia Central, e fica bem perto do acesso a Praia Brava de Itajaí, uma das mais cobiçadas da região. Tem como principais vias uma parte da Avenida do Estado, uma parte da Avenida Atlântica e a Estrada da Rainha.

Leia Mais:

Quais as comodidades do bairro Pioneiros

É um bairro bem desenvolvido, com toda estrutura e comodidades necessárias. Portanto, oferece todas as facilidades para o dia a dia com lojas, supermercados, escolas e farmácias. 

Entretanto, é conhecido por ser um polo médico com muitas clínicas, hospitais e consultórios de diversas especialidades. Além de ter pontos turísticos como a roda gigante Big Wheel e o molhe Celina Caetano Miguel. 

A roda gigante tem passeios todos os dias, é um excelente atrativo para toda a família, e uma ótima maneira de conhecer a cidade. Proporciona uma vista panorâmica espetacular, do alto dos seus 82 metros, e o tempo do giro é de até 20 minutos.

O Hotel Marambaia, também é um ícone do bairro, inaugurado em 1964 marcando o início da história da cidade, além do deck do Pontal Norte, uma passarela em madeira ao longo da costa para apreciar a paisagem e praticar exercícios.

A Imobille oferece empreendimentos incríveis na região do bairro Pioneiros, e pode realizar o seu sonho de viver na praia. Desde empreendimentos prontos, em alto padrão, com vista para o mar, como o Italian Residence e o Arc de Triomphe, até os mais recentes como Blue Coast da renomada FG Empreendimentos.

Entre em contato com nossos especialistas e conheça as oportunidades!

Imagens: Prefeitura de Balneário Camboriú

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?