O município de Bombinhas é relativamente novo em sua fundação, mas a história de descobrimento do território e colonização, é bastante longa e antiga.
Além de suas paisagens paradisíacas, belas praias e vida tranquila, a pequena cidade tem inúmeras curiosidades e tradições.
Acompanhe o conteúdo até o final e saiba tudo sobre a história de Bombinhas!
Bombinhas é o menor município de Santa Catarina, com pouco mais de 34km², mas abriga diversas praias preservadas, com águas cristalinas, o que torna um atrativo a parte para os visitantes e um sucesso principalmente na alta temporada de verão.
Os sítios arqueológicos, também conhecidos como sambaquis, indicam que os primeiros a povoarem o litoral teriam sido os índios carijós, da nação tupi-guarani. Estudos mostram que alguns sambaquis foram iniciados ainda antes dos anos atuais (a.C.).
Foi desmembrado de Porto Belo e tornou-se município em 15 de março de 1992, entretanto teve sua colonização iniciada por volta de 1817 pelos açorianos, quando a região ainda era conhecida como Vila de Nova Ericeira.
Em 1960 alguns turistas começaram a construir as primeiras casas de veraneio, como Leopoldo Zarling, um dos primeiros. Aos poucos a região foi sendo explorada principalmente por pescadores e turistas, e foi ganhando espaço.
Hoje Bombinhas tem pouco mais de 20.800 habitantes (de acordo com a prévia do Censo 2022) e é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil.
A região é extremamente preservada, com vegetação nativa, restinga, e iniciativas dos próprios moradores para manter o meio ambiente intacto, e com menos poluição possível.
Curiosidades sobre Bombinhas
ÍNDICE
Existem muitas lendas e histórias envolvendo alguns nomes curiosos de praias e locais na cidade de Bombinhas. Entretanto, não se sabe sobre a veracidade de todas as lendas. Mas vamos contar algumas delas:
Praia da Sepultura
Conta-se que em 1840 um major iniciou no local a construção de um cercado para uma criação de porcos, e durante o processo uma discussão entre dois escravos, resultou na morte de um deles, que teria sido enterrado ali mesmo. Mas a praia é conhecida também pelos nativos antigos como Baixada.
Praia dos Ingleses ou Retiro dos Padres
A história conta que no século XIX um navio inglês encalhou na praia, o que despertou interesse dos curiosos que nunca tinham visto um inglês autêntico, por isso leva esse nome. Já em 1967 a praia foi adquirida pela igreja católica para construção de um retiro, por isso também é conhecida como Retiro dos Padres.
Leia Mais:
- O que fazer em Bombinhas
- Melhores bairros para morar em Bombinhas
- Dicas de mergulho em Bombinhas
- Melhores restaurantes em Bombinhas
Pedra Descansa Defunto
A pedra no alto do morro entre Porto Belo e Bombinhas, é conhecida como mal assombrada. Isso porque, na época quando havia algum falecimento no lado de Bombinhas, o corpo era levado para o cemitério mais próximo, que ficava na região de Porto Belo.
Durante o trajeto, os carregadores apoiavam o caixão na pedra para descansar, e então tomar fôlego para continuar o caminho. Os mais antigos evitam passar no local a noite, e dizem ouvir choro de criança e barulhos assustadores.
Cruz da Praia de Fora
A cruz localizada em Quatro Ilhas, na conhecida Praia de Fora, tem histórico de boa sorte. Dizem que dois homens que encontraram a cruz e de tão admirados, resolveram finca-la no mesmo local.
E depois disso, teria acontecido um lance de tainhas inédito na região. Por isso, um ritual de agradecimento, no qual pescadores fazem orações e deixam flores no local foi iniciado, e acontece todo dia 3 de maio (hoje mais raramente).
Gruta do Monge na Ilha do Arvoredo
Segundo dizem, um homem vestindo roupas rudes e escuras, surgiu inesperadamente e abrigou-se em uma gruta na Ilha do Arvoredo, vivendo lá por algum tempo. Os moradores surpresos acreditavam ser um monge, santo, ou até um bruxo.
O homem desapareceu repentinamente, da mesma forma em que apareceu, sem deixar rastros. O local ficou conhecido como Gruta do Monge, e existe até hoje.
Toca do Cabo
Existem dois lugares conhecidos como Toca do Cabo, sendo um deles a direita da Praia de Fora em Quatro Ilhas, e outro na Praia da Sepultura. Os antigos contam que um cabo do exército que lutou na Guerra do Paraguai, se abrigou no local, fugindo da guerra, por isso o nome.
Gostou de conhecer a história de Bombinhas e suas curiosidades? Aproveite para explorar todo nosso conteúdo sobre a cidade e entre em contato com nossos especialistas para conhecer os imóveis da região.