O estado de Santa Catarina possui uma diversidade enorme de lugares para aproveitar em todas as estações. No verão as belas praias são o atrativo principal, e no inverno as baixas temperaturas, chamam atenção dos visitantes, com paisagens incríveis.
A serra catarinense, a gastronomia local, águas termais e os chalés no interior, são inúmeras opções para curtir a estação mais fria do ano, e quem sabe até presenciar o fenômeno da neve, único no Sul do Brasil.
Leia até o final deste conteúdo que preparamos e saiba quais os melhores pontos turísticos de Santa Catarina no inverno.
Serra e Planalto Catarinense
As cidades mais conhecidas da Serra Catarinense e que recebem mais visitantes, por conta das temperaturas negativas durante o inverno, Urubici e Urupema costumam atingir extremos de até -15º.
Cercadas por montanhas e cachoeiras, com clima de interior, as pequenas cidades oferecem paisagens espetaculares. A maioria das hospedagens é simples, com sítios e chalés aconchegantes que ressaltam a sensação gostosa do inverno.
Uma boa opção é aproveitar a estadia para visitar os pomares de maçã e vinícolas, ou fazer um piquenique, além de conhecer os cafés coloniais, com produtos artesanais como queijos, geleias e embutidos.
A região tem ainda alguns dos pontos mais altos do estado, e por isso ocorrem fenômenos de geada e neve com frequência, que atraem muitos visitantes. O
Morro da Boa Vista, situado entre as cidades de Bom Retiro e Urubici, é o ponto mais alto com mais de 1.825 metros de altura, e o Morro da Igreja na cidade de Bom Jardim da Serra é o segundo mais alto, sendo também o ponto mais alto habitado do Sul do Brasil.
O Morro das Torres, em Urupema, também é bastante procurado, por ser um dos locais mais frios do Brasil, que chega a atingir sensações térmicas de até -30º. É o único lugar do país onde o sincelo (nevoeiro congelante) acontece com frequência e intensidade.
O nome do morro se deve à existência de antenas de telefonia e de televisão. Com tempo bom, o acesso de carro é fácil, o morro fica a apenas 7 km do centro de Urupema.
Uma das estradas mais importantes e um dos cartões postais do estado, a Serra do Rio do Rastro oferece um espetáculo natural, repleta de curvas sinuosas, subidas íngremes, entre os penhascos e montanhas gigantes.
O mirante no topo, com mais de 1.460 metros de altura, faz a alegria dos turistas. O horário ideal para a visita é entre às 11h e 15h, onde há menos neblina tornando a visibilidade melhor.
Durante os passeios na Serra Catarinense é possível ainda fazer trilhas, conhecer diversas cachoeiras, praticar esportes radicais, como montanhismo, rapel, etc.
Águas termais
As águas termais naturais também são ótimas opções para curtir com a família. Com fontes de água naturalmente aquecidas, algumas cidades catarinenses tem atrativos, principalmente resorts e clubes.
O Parque Termal na cidade de Piratuba, por exemplo, oferece piscinas naturais, e ambientes para camping, além de um resort espetacular.
A água é sulfurosa e possui propriedades terapêuticas, o que proporciona um banho agradável e relaxante. Ela jorra de um poço de aproximadamente 674 metros de profundidade e chega a temperatura 38º durante todo o ano.
As águas termais do município de Águas Mornas também são bastante procuradas. São classificadas como mesotermais radioativas, com temperatura constante em torno de 39º C. Os banhos são considerados terapêuticos, e o indicado é uma imersão durante 15 minutos.
Litoral
Apesar de a região litorânea ser mais conhecida para atrair visitantes pelas praias, é possível encontrar atrativos para curtir no inverno também. O visual de um nascer do sol nessa época do ano, é espetacular visto de frente pro mar.
Na cidade de Itajaí, por exemplo, são inúmeros pontos turísticos para visitar. Possui os prédios históricos, como a Igreja Matriz, Mercado Público e Museu, e a via gastronômica com opções de restaurantes para todos os gostos.
Itapema possui uma paisagem incrível para aproveitar um bom restaurante à beira mar. E em Balneário Camboriú, a roda gigante Big Wheel pode ser uma boa ideia para apreciar o visual da cidade de outro ângulo, assim como o Parque Unipraias com o passeio nos bondinhos.
Leia Mais:
- Vale a pena morar na praia
- Praias perto do Beto Carrero
- O que fazer em Itajaí
- Balneário Camboriú ou Itapema, qual a melhor cidade?
Para animar as crianças, o Oceanic Aquário com diversas espécies marinhas, ou o Zoo Santur, complexo que abriga mais de mil animais, sendo mais de 126 espécies entre aves, mamíferos e répteis.
O famoso Beto Carrero World é um dos atrativos mais conhecidos em Santa Catarina, localizado na cidade de Penha, atraindo milhares de turistas o ano inteiro. São brinquedos dos mais radicais aos infantis, shows, e espaços temáticos que vão encantar você e sua família.
Vale do Itajaí
A região do Vale do Itajaí oferece diversos atrativos, sobretudo com relação à cultura e tradição germânica e europeia, sendo uma ótima opção para curtir nos dias de inverno.
Blumenau e Pomerode possuem atrativos que remetem à colonização alemã como a Vila Germânica e a Rota Enxaimel, com casas de arquitetura tradicional, gastronomia típica e artesanato, cervejarias, vinhedos e trajes.
É possível fazer rotas guiadas, para aproveitar melhor o tempo, e curtir as lindas paisagens. Além da festa Oktoberfest (que acontece já na primavera, não tão frio assim), fábricas de chocolate, trilhas, também os Schützenverein conhecidos clubes de tiro, e até apresentações culturais.
Apesar de localizado no Vale do Rio Tijucas, o Santuário de Santa Paulina é próximo da região do litoral, e recebe cristãos do Brasil inteiro.
O complexo religioso surgiu após a beatificação de Madre Paulina, que viveu na cidade de Nova Trento, e começou a receber muitos peregrinos em oração desde 1991.
Depois de ter seus milagres reconhecidos pelo líder da Igreja Católica no Vaticano, em 2002 a religiosa foi canonizada e tornou-se Santa.
O lugar possui mais de 9 mil metros quadrados, sendo mais de 6 mil metros quadrados somente no templo. A igreja tem formato de duas mãos unidas em oração.
Entretanto, além da parte religiosa e histórica de Santa Paulina, o lugar traz um visual muito bonito além de toda arquitetura projetada. Vale a pena a visita!
Santa Catarina é um estado repleto de belezas e atrativos em qualquer época do ano. Agora que você já sabe os principais lugares para conhecer no inverno, é só fazer a sua programação.
Acompanhe a Imobille e saiba de todas as oportunidades de imóveis no litoral norte catarinense!