Se você está pensando em conhecer a cidade de Bombinhas, em Santa Catarina, então prepare-se para se apaixonar pelas belezas naturais que ela oferece. Para aproveitar ao máximo neste lugar, é importante seguir algumas dicas de mergulho.
Preparamos esse conteúdo para você saber tudo o que precisa para fazer um mergulho em Bombinhas.
Procure informações sobre as áreas ideais para mergulhar. A Praia da Sepultura é uma das mais conhecidas, além da Ilha do Arvoredo, por abrigar recifes de corais e muitas espécies marinhas. É possível avistar estrelas do mar, caranguejos, muitos peixes e até tartarugas.
É uma praia pequena e com pouca infraestrutura, mas ainda assim está sempre lotada por ser uma das praias mais bonitas da cidade. Por isso, é bom chegar cedo.
Recomendamos contratar um profissional para fazer o mergulho com segurança. Em Bombinhas existem diversas empresas que fazem esse serviço e você pode escolher a que você se identificar mais.
Costumam cobrar o valor por hora, ou por passeio, e variam os tipos de mergulho de acordo com o que você procura. Oferecem o transporte, os equipamentos e até as fotos subaquáticas. Os tipos mais comuns são:
Livre ou Snorkeling
ÍNDICE
Esse tipo de mergulho é uma modalidade mais básica, no qual fica sob a superfície da água, apenas respirando através do equipamento de snorkel (tubo usado para respirar sob a água de média entre 35 a 45 cm), com máscara e nadadeiras pés de pato.
A pessoa fica submersa apenas com o ar de seus pulmões pelo tempo que aguentar. E tem uma visão mais superficial e da parte rasa do mar, não conseguindo atingir o fundo.
Cilindro
Nessa modalidade, o auxílio de um profissional é indispensável. Para quem nunca praticou, a primeira experiência é chamada de bastismo. Após todas as instruções, você veste o equipamento necessário. Pode ser usado máscara, snorkel, nadadeiras, colete, regulador, cilindro de ar comprimido, computador de mergulho, roupa de neoprene, luvas e uma série de outros acessórios.
Em Bombinhas os mergulhos podem chegar aos 16 metros de profundidade. É importante lembrar que algumas pessoas tem reações adversas ao praticar pela primeira vez, principalmente pela respiração ‘diferente’, por isso, fique atento as orientações do instrutor.
Verifique se o equipamento de mergulho está em bom estado. As bombas de ar devem estar limpas e em perfeitas condições de uso. E tire todas as suas dúvidas antes de pular na água.
Outra dica importante é se atentar para a profundidade do mergulho. Para mergulhos de mais de 15 metros de profundidade precisa ter um certificado especial.
Outras praias para mergulho
Garopaba
Outra dica de mergulho para fazer em Santa Catarina, é na cidade de Garopaba. Com uma vida marinha surpreendente, os mergulhadores podem até mesmo encontrar grupos de baleias-francas que passam pelo local.
Os principais locais para mergulho em Garopaba são: Ilhas do Coral, Ilhote de Siriú e Ilhas Moleque do Sul. Por lá você encontra opções para fazer mergulho tanto livre quanto autônomo, garantindo muito mais conforto durante sua viagem.
Praia Vermelha
Localizada na cidade do Rio de Janeiro, a Praia Vermelha é uma ótima opção para mergulhadores mais exigentes. Com até 300 metros de profundidade na faixa oceânica, é um local ideal para quem está procurando por boas opções para mergulhar durante a noite.
Com uma vida marinha noturna espetacular, o mergulhador vai encontrar incontáveis espécies de peixes, bem como estrelas-do-mar, polvos e anêmonas. Além disso, o local conta com águas que ficam entre 18º e 24ºC, profundidade entre 2 e 10 metros, visibilidade entre 2 e 8 metros.
Arquipélago de Alcatrazes
O arquipélago de Alcatrazes fica em São Paulo, a aproximadamente 45 quilômetros de Ilhabela e São Sebastião. Por lá, é possível mergulhar entre tartarugas, golfinhos e até mesmo baleias, além de possuir uma biodiversidade marinha espetacular.
Além disso, durante seu passeio pelo arquipélago, é possível fazer passeios e observar as aves marinhas que vivem por lá. São mais de 10 mil espécies, o que faz com que o local seja o maior ninho de aves marinhas do Brasil.
A melhor forma de mergulhar no arquipélago é utilizando equipamento SCUBA, por isso é um local mais recomendado para mergulhadores profissionais.
Agora que você já sabe as dicas para fazer um mergulho em Bombinhas, é só programar o seu passeio e curtir muito essa cidade com praias espetaculares!
Para saber mais sobre a região do litoral de Santa Catarina e suas belezas, acompanhe nosso conteúdo nas redes sociais!