Um estado conhecido pelas suas riquezas naturais, belíssimos lugares a serem visitados, pontos turísticos, tanto no litoral, quanto na serra, Santa Catarina é um lugar incrível para conhecer.
Por isso, organizamos uma lista com as maiores cidades de Santa Catarina, para que você possa saber um pouco mais a respeito desse paraíso brasileiro.
Apresentamos 11 cidades e a referência para cálculo de seu tamanho será o número de sua população, conforme censo.
Ao medir o tamanho de uma cidade a fim de apresentar informações, tais como, sua qualidade de vida, taxa de empregabilidade, empreendedorismo, entre outras informações sobre o seu desenvolvimento, levamos em consideração o número de habitantes da região.
O estado de Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional, e mesmo durante o período de pandemia cresceu em seu PIB (Produto Interno Bruto), mostrando desenvolvimento ascendente nos seguintes setores:
- industrial
- tecnológico
- agropecuário
- construção civil
- mercado imobiliário
Além disso, houve um aumento populacional em Santa Catarina, chegando a atingir a marca de 7,7 milhões de habitantes, conforme projeção calculada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Veja agora a lista das 11 maiores cidades de Santa Catarina e confira as características que elas têm a oferecer.
- Joinville
- Florianópolis
- Blumenau
- São José
- Chapecó
- Itajaí
- Criciúma
- Jaraguá do Sul
- Palhoça
- Lages
- Balneário Camboriú
As maiores cidades de Santa Catarina: saiba quais são
ÍNDICE
Um estado que não para de crescer. Do interior até o belíssimo litoral, conheça quais são as maiores cidades de Santa Catarina, e aproveite para explorar cada uma delas.
1. Joinville
Das maiores cidades de Santa Catarina, Joinville está no topo da lista com mais de 617mil habitantes, conforme consta prévia do censo realizado em 2022.
A cidade também apresenta uma excelente qualidade de vida, com boa infraestrutura, portanto, destacando-se não só quantitativamente, mas também qualitativamente.
Um dado curioso, é o fato de a cidade de Joinville ser maior o que a capital, Florianópolis, em número de habitantes.
É uma cidade histórica, e uma das mais ricas do Brasil. Seu polo industrial favorece a taxa de empregabilidade, pois está em terceiro lugar na região Sul.
Fica localizada no Nordeste do estado e é conhecida também como a “cidade das flores”, além de ser a única cidade fora da Rússia com uma Escola de Teatro Bolshoi, o que atrai ainda mais pessoas.
2. Florianópolis
Florianópolis está em segundo lugar entre as maiores cidades de Santa Catarina, ocupando essa posição mesmo sendo a capital do estado.
A cidade é turística, pois é litorânea, apreciada por muitos brasileiros e estrangeiros, por isso, recebe visitas que lotam o município em épocas de alta temporada.
Parte da cidade está em uma ilha e outra no continente, chegando a aproximadamente 574mil habitantes.
Destaca-se economicamente nos setores de comércio e serviços. Além disso, na capital catarinense estão se estabelecendo cada vez mais sedes de startups e multinacionais da área de tecnologia.
O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é excelente, oferecendo ótimos recursos aos seus moradores, além do bem-estar pelo fato de se morar junto à natureza.
3. Blumenau
Localizada no Vale do Itajaí, a cidade é conhecida em todo o Brasil por ser a sede da maior festa da cerveja do país, a Oktoberfest. A arquitetura das casas rende o apelido de “pequena Alemanha”, uma vez que a cidade se desenvolveu à medida em que muitos imigrantes europeus vinham para o Brasil, em especial com a imigração alemã.
A cidade é turística, atraindo um grande número de pessoas, não só pela grande festa que celebra a cerveja no mês de outubro, mas também porque lá está localizada a Vila Germânica, que é, inclusive, onde a Oktoberfest é realizada.
Das maiores cidades de Santa Catarina, Blumenau também se destaca por ser um grande polo da indústria têxtil no Brasil. Sua população é de mais de 363mil habitantes, e a cidade também é bastante desenvolvida nos setores de metalurgia, mecânica e informática.
4. São José
São José é um município que integra a região metropolitana de Florianópolis, com uma economia admirável devido ao setor industrial, além do seu próspero comércio. A população é de 287mil habitantes, com moradores satisfeitos com a qualidade de vida que em seu cotidiano.
Uma curiosidade sobre São José é o fato de ser uma cidade-dormitório. Você sabe o que é uma cidade-dormitório?
É quando a pessoa mora na cidade, mas seus afazeres diários, de trabalho, estudo, etc, ficam na cidade vizinha. Assim, muitos moradores de São José trabalham na capital, Florianópolis.
Das maiores cidades de Santa Catarina, São José também é bem-sucedida em razão da maricultura, da pesca artesanal, da cerâmica utilitária e da agropecuária.
5. Chapecó
Chapecó tem sua economia, em maior parte, baseada no agronegócio, por isso é a cidade mais importante nesse setor na região.
Está localizada no Oeste de Santa Catarina, onde também fica a bacia do Rio Uruguai, que delineia a fronteira com o estado do Rio Grande do Sul.
A população da cidade é de mais de 250mil habitantes, dispondo de um importante centro industrial, o que é benéfico para o PIB do município.
A qualidade de vida se destaca devido a bons serviços nas áreas da Saúde e da Educação, além da significativa geração de empregos. São pontos positivos que agregam à cidade um excelente Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), levando muitos empreendedores a investirem na região.
O clima da cidade é muito bom, com estações bem definidas. Além de tudo, das maiores cidades de Santa Catarina, o lazer é garantido com atrativos cativantes, como as cachoeiras, as trilhas, e as águas termais que Chapecó oferece.
+ Leia Mais
- Beto Carrero World: História, Onde fica e atrações
- Conheça as 25 Melhores Praias de Santa Catarina
- 10 Dicas Sobre O Que Fazer em Santa Catarina
- Como é Morar em Santa Catarina
6. Itajaí
Cidade litorânea catarinense, é um dos melhores lugares para se viver no economia.
Entre as maiores cidades de Santa Catarina, Itajaí é um município que possui fatores importantes, dos quais contribuem para o município ter o segundo maior PIB do estado se tornando a 28ª maior economia do Brasil.
Um desses fatores está na exportação e no setor náutico, que tem trazido muitos investimentos a cidade. Localizada entre Navegantes e Balneário Camboriú, possui uma população de mais de 290mil habitantes.
Tem como atrativos lindas praias, como a Praia Brava com águas que chamam muitos surfistas, além dos turistas que visitam a região, gerando para a cidade a maior arrecadação turística do estado.
Por causa dessas inúmeras qualidades, houve um significativo crescimento nos setores da construção civil e do mercado imobiliário. Além das praias, a excelente qualidade de vida e a infraestrutura consistente são motivos que devem ser levados em consideração na hora de explicar o porquê da grande procura por imóveis em Itajaí.
7. Criciúma
A cidade de Criciúma é conhecida como a capital brasileira do carvão, devido ao destaque que tem na extração de carvão mineral. Localizada na região Sul do estado, sua população é de aproximadamente 230mil habitantes, conforme censo. Também é de grande relevância na indústria química e de plásticos.
A indústria de cerâmica apresenta um desenvolvimento de alta qualidade, sendo esse um fator que contribui consideravelmente na sua economia, destacando-se por ser um grande polo mundial nessa área.
O setor vestuário é outro ramo bem-sucedido em Criciúma, pois é um grande polo do jeans no Brasil, além de deter uma acentuada indústria de descartáveis plásticos, também maior do país. Emprego não falta nessa cidade.
8. Jaraguá do Sul
O município de Jaraguá do Sul fica no vale do Rio Itapocu. Sua população é de mais de 190mil habitantes, e é um dos principais polos econômicos do Norte de Santa Catarina. Grandes empresas de confecções e de metal mecânico têm sede na cidade, o que favorece a sua economia e traz empregabilidade para a região.
Um dos lugares que Jaraguá do Sul oferece para o lazer aos moradores e visitantes é o Parque Malwee, com entrada gratuita, localizado na Barra do Rio Cerro. No local há trilhas, pedalinhos e pista para andar de bike. Além disso, o parque tem uma lagoa, onde em determinadas épocas do ano se pode praticar a pesca.
No Parque Malwee estão mais de 35 mil árvores, muitas delas nativas da nossa mata atlântica. O local possui infraestrutura com quiosques e restaurantes, sendo assim um bom lugar para fazer um almoço diferente com a família ou com os amigos.
9. Palhoça
Entre as maiores cidades de Santa Catarina está Palhoça, localizada no litoral central do estado e muito próxima à capital, Florianópolis, fazendo parte de sua região metropolitana.
Sua população é de 236mil habitantes, e as praias são muito aconchegantes, atraindo turistas do Brasil e do exterior para visitar.
O comércio é próspero, gerando empregos diretos e indiretos em toda a cidade. Além disso, o setor de tecnologia tem crescido cada vez mais em Palhoça, o que faz com que sua economia tenha destaque no estado.
Uma de suas praias, a Guarda do Embaú, é muito famosa, devido aos seus campeonatos de surfe, tanto que ganhou o título de Reserva Mundial de Surfe.
Com um excelente Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre as maiores cidades de Santa Catarina, Palhoça apresenta uma ótima qualidade de vida, unindo boa infraestrutura urbana e belezas naturais em um só lugar.
10. Lages
Além de estar entre as maiores cidades de Santa Catarina, Lages possui a maior extensão territorial catarinense. É sede da Mesorregião Serrana do estado e sua população é de 164mil habitantes.
A agricultura e a agropecuária são a base da economia. É conhecida como “Princesa da Serra”, pois tem lindas paisagens serranas, atraindo muitos turistas, principalmente na época do inverno, onde pode chegar a nevar.
Há um grande investimento em infraestrutura na cidade, o que eleva a qualidade de vida dos moradores, com oferta de boas creches, de escolas públicas, além de apresentar bons postos de saúde e hospitais.
11. Balneário Camboriú
A cidade litorânea de Balneário Camboriú, entre as maiores cidades de Santa Catarina, é muito escolhida por turistas de todo Brasil na hora de viajar.
O que mais atrai na cidade é a mistura entre os prédios gigantes com a praia, compondo uma paisagem exótica, o que lhe rende o apelido de Dubai brasileira.
Os bares, restaurantes e hotéis da cidade têm excelente infraestrutura, o que proporciona ótimos momentos românticos. Além disso, praias, rodeadas pela incrível mata atlântica e muitos pontos turísticos para conhecer.
No setor econômico, o negócio que mais cresce é o ramo da construção civil, pois a procura por imóveis de luxo na cidade tem aumentado cada vez mais, o que dá destaque também à ascensão do mercado imobiliário.
O investimento em apartamentos e casas na cidade mostra que houve uma mudança de comportamento dos brasileiros durante o isolamento social provocado pela pandemia, fazendo com que pensassem em suas vidas nas grandes cidades, decidindo morar na praia em busca de qualidade de vida.
A redução da taxa de juros e facilidade de crédito também foram fatores que contribuíram para que muitos investissem na compra de imóveis, além de ser o metro quadrado mais valorizado do Brasil.
Você já pensou em morar na praia?
Você acabou de ler no artigo que entre as maiores cidades de Santa Catarina, muitas delas estão no litoral e apresentam excelente qualidade de vida.
Nossas sugestões para viver são Itajaí, Balneário Camboriú, com praias belíssimas e um desenvolvimento urbano com alta infraestrutura. Acesse os outros posts do nosso blog e conheça melhor o Litoral Norte Catarinense.
Quem sabe você não se apaixona e vem viver na praia.
Inscreva-se na nossa newsletter e receba em primeira mão todas as novidades do litoral catarinense: