5 dicas para avaliar a segurança de um condomínio: Conheça os aspectos importantes

4.8/5 - (25 votos)

Você já se perguntou se vive em um ambiente seguro? Os condomínios fechados tem sido uma opção muito procurada por quem quer uma vida mais tranquila e protegida. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Brain, 15% das pessoas que compraram imóveis entre 2021 e 2022, optaram por terrenos ou casas em condomínio fechado, e um dos principais motivadores foi a busca por segurança. Por isso, preparamos este conteúdo, com 5 dicas para avaliar a segurança de um condomínio.

Para o conforto de toda a família, mesmo estando em um condomínio fechado, que já é considerado mais protegido, ainda assim é importante analisar alguns detalhes.

Equipamentos e tecnologia

Um lugar com muros altos, cerca elétrica, alarme e sistema de monitoramento com câmeras, por exemplo, causa uma boa impressão de ser seguro. A tecnologia neste caso pode ser uma boa aliada.

As câmeras de segurança podem monitorar também as partes externas nos muros, para o caso de alguma tentativa de invasão. Interfone, identificação por biometria, controles anticlonagem, são alguns itens que podem contribuir ainda mais.

Leia Mais:

Portaria

É indispensável uma portaria na entrada de qualquer condomínio, para que se tenha o mínimo controle. Orientar os funcionários do local, e manter atualizados os treinamentos para eventuais situações de emergência.

A estrutura da guarita também precisa ser adequada, possibilitando uma boa visão e iluminação, e possuir todos os equipamentos necessários para uso do porteiro.

Controles de acesso

O acesso aos condomínios já costuma ser bastante restrito, mas é cada vez mais importante estar atento. Alguns protocolos podem ser estabelecidos em comum acordo nas reuniões de condomínio.

Uma sugestão é exigir que visitantes só tenham a entrada autorizada após a permissão do morador, assim como prestadores de serviço e funcionários. Além de fornecer o documento pessoal para identificação, ou número de telefone, para o caso de algum problema.

Empresa de segurança

Cogite a possibilidade da contratação de uma empresa terceirizada de segurança. Essas possuem experiência, equipes de inteligência e profissionais já qualificados para este tipo de serviço, padronizando os procedimentos e com equipamentos de primeira.

Para escolher a empresa, avalie seus antecedentes, histórico, e peça indicações.

Moradores

A responsabilidade é coletiva, é também dos moradores. Neste caso, as normas do condomínio também ajudam a manter a ordem e segurança, por isso, é fundamental que aconteçam reuniões com certa frequência para alinhar as informações entre os moradores.

Fixar avisos em alguns locais visíveis para lembrar os protocolos, além de colaborar com as regras, evitando pôr em risco tanto a sua família, quanto os vizinhos.

Algumas atitudes individuais que podem fazer a diferença:

  • participar das assembleias sindicais;
  • manter um bom contato com vizinhos mais próximos, para o caso de perigo ter uma comunicação facilitada;
  • evitar deixar exposto, e guardar em local seguro as chaves reserva, cartões de acesso, senhas e códigos;
  • evitar abrir os portões e garagem de longas distâncias;
  • trancar bem o apartamento e os portões de acesso da sua casa;
  • evitar trazer pessoas estranhas ou desconhecidas, que usem do seu acesso para adentrar o condomínio.

Agora que você já sabe os principais pontos para analisar na segurança de um condomínio, já pode escolher o seu!

Você sabia que a Imobille é especialista em condomínios e tem especialistas capacitados para te ajudar a fazer um ótimo negócio? 

Entre em contato agora e conheça nossas opções, sem compromisso!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?