Blog

Dicas de como tirar habilitação para jet ski

Avalie este post

Já falamos aqui algumas dicas de como tirar habilitação náutica, mas para jet ski, será que o procedimento é o mesmo?

A vida na praia é diferenciada, seja morando ou passando férias em uma das cidades do litoral catarinense, é comum ter a oportunidade de pilotar um jet ski. Para alugar ou comprar esse veículo aquático, é imprescindível saber pilotar.

Pode ser considerado um meio de transporte, mas é utilizado na sua maioria para lazer, e em competições esportivas. É uma ótima opção para se divertir no verão, mas para fazer isso com toda segurança, vamos te ajudar.

Para esclarecer todas as dúvidas, neste conteúdo vamos detalhar dicas de como tirar habilitação para jet ski. Acompanhe até o final e saiba por onde começar.

Leia Mais:

Um jet ski tem capacidade de transportar de duas até quatro pessoas, e é movido a gasolina, com tanque de 60 a 70 litros. A velocidade pode ultrapassar os 100km/h e o peso desse tipo de moto aquática é de 300 a 400kg.

Para utilizar um jet ski é preciso estar dentro de alguns requisitos e evitar ser penalizado. Uma portaria publicada no Diário Oficial da União em 2022 listou algumas dessas principais regras. 

Veja abaixo o que pode e o que não pode fazer para navegar em um jet ski:

  • Fica proibido o transporte de crianças menores de 7 anos;
  • É proibido pilotar o jet ski a menos de 100 metros da praia, para evitar acidentes. Com exceção para os equipamentos usados no serviço de salvamento, como Corpo de Bombeiros;
  • É proibido transitar também próximo a canais de acesso aos portos, fundeadouros de navios mercantes, instalações portuárias, instalações militares, produção de petróleo como plataformas fixas e flutuantes, por exemplo;
  • Não é permitida a realização de competições em horário noturno;
  • O jet ski precisa estar registrado na capitania dos portos ou delegacia regional para poder obter a licença de tráfego;
  • A colocação ou a retirada de um jet ski na água deve ocorrer em ponto destinado exclusivamente para o embarque e desembarque de pessoal;
  • A participação de menores de 18 anos de idade em competições, fica condicionada à apresentação de autorização formal dos pais ou responsáveis legais aos órgãos competentes;
  • No Brasil, o condutor deve usar colete salva-vidas, ter no mínimo 18 anos de idade e habilitação (Carteira de Habilitação de Amador – CHA) na categoria de motonauta (MTA) da Marinha;
  • O jet ski utilizado em caso de locação deve ser devidamente identificado. No local de aluguel deve ser possível a realização de curso para obter a habilitação para conduzir o jet ski. Os instrutores devem ter, no mínimo, 2 anos de habilitação;
  • Confira AQUI a portaria na íntegra.

Como tirar habilitação para jet ski

São diversas as possibilidades para navegar, seja nos rios ou no mar das cidades do litoral norte de Santa Catarina. Em especial Itajaí e Balneário Camboriú, que possuem estrutura de Marina, com muitas opções de aluguel, e também em Porto Belo na praia do Caixa d’Aço, conhecida por receber inúmeras embarcações na alta temporada.

Mas para sentir a brisa no rosto em alto mar, é preciso ter a carteira de habilitação náutica. Por isso, vamos te mostrar agora como fazer para tirar habilitação para jet ski.

Para conduzir qualquer embarcação, seja por esporte ou lazer, a pessoa que vai se habilitar, deve ter 18 anos completos e possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tradicional, ou atestado médico comprovando plenitude das faculdades físicas e mentais.

Depois, é preciso procurar uma escola náutica, que seja certificada, para ter as aulas teóricas e práticas necessárias e então fazer a prova com 20 questões, neste caso para a categoria Motonauta. 

Esta é a categoria específica para pilotar motos aquáticas. É praticamente igual ao de arrais (categoria básica para barcos), entretanto uma não substitui a outra.

É necessário acertar 50% das questões para aprovação e a habilitação fica pronta em até 30 dias com validade de 10 anos.

O que acontece para quem é pego pilotando sem habilitação?

A habilitação é muito importante para que o piloto saiba agir em qualquer situação, como acidentes e primeiros socorros, por exemplo.

A carteira náutica é prevista por lei, e a falta pode trazer consequências sérias. A multa por pilotar sem ter habilitação tem custos a partir de R$ 2 mil, e além disso o jet ski pode ser apreendido. 

Por isso, fale com um especialista antes de um passeio. Procure a Capitania dos Portos mais próxima para tirar suas dúvidas.

A Imobille possui uma cartela repleta de imóveis com vagas náuticas ou de frente para o mar, para você e sua família aproveitarem esses momentos. Entre em contato e saiba mais!

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida?
Nossa equipe está aqui para te ajudar.

Você é proprietário de um imóvel e
deseja anunciá-lo aqui?