
O litoral de Santa Catarina é um mosaico de paisagens deslumbrantes e belezas naturais, onde a urbanização com impressionantes arranha céus luxuosos, convive lado a lado com a natureza acolhedora. De Florianópolis, a “Ilha da Magia”, com suas dunas e lagoas, a Garopaba, com suas praias paradisíacas trilhas cinematográficas, e Laguna, com sua rica história e complexo lagunar, a costa catarinense é um convite à contemplação. E não para por aí, pois não podemos deixar de citar a paradisíaca Bombinhas com suas águas calmas e paisagem ímpar e a região da Costa Verde e Mar, especialmente Itapema e seus arredores, como Balneário Camboriú e Itajaí, onde se revela um tesouro de praias silvestres, trilhas ecológicas e reservas naturais que encantam e surpreendem até os viajantes mais experientes.
Balneário Camboriú: além dos arranha-céus
Conhecida por sua imponente orla central, Balneário Camboriú guarda segredos preciosos em sua porção sul. A Rodovia Interpraias é rodeada por uma sequência de praias agrestes, cada uma com sua identidade única, oferecendo um contraponto sereno à agitação urbana. Praias como Taquaras, com suas águas tranquilas e restaurantes à beira-mar, Estaleirinho e Estaleiro, com seu charme rústico, são refúgios perfeitos para quem busca paz e contato com as belezas naturais do litoral catarinense.
Ao norte da praia central, atrás da Roda Gigante, um deck de madeira conecta a urbanidade ao paraíso escondido da Praia do Buraco, onde as belezas naturais se sobressaem. Com acesso fácil e cênico, esta praia é um convite para caminhadas relaxantes, cercada pela vegetação nativa da Mata Atlântica, passando pelo luxuoso beach bar e restaurante Amaité, para se refrescar com um espumante gelado e degustar pratos a base de frutos do mar.
Itajaí: natureza e badalação
Vizinha de Balneário Camboriú, Itajaí complementa o cenário com suas próprias joias naturais. A Praia Brava é o epicentro do surf e da badalação, mas sua beleza vai além das ondas. A orla é emoldurada por uma vegetação de restinga bem preservada, e seus cantos, norte e sul, oferecem refúgios mais tranquilos, ideais para apreciar as belezas naturais.
No início da Praia Brava, que faz divisa com a maravilhosa Praia dos Amores, o Morro do Careca se impõe na paisagem e serve de palco para voos de parapente que colorem o céu e tem uma vista indescritível da paisagem urbana e do mar.
Já, no lado norte da Praia Brava, onde a badalação não cessa com beach bares e casas noturnas renomadas, se encontra o Canto do Morcego, um local de beleza rústica, com morros, pedras esculturais e montanhas oferece uma perspectiva única da união entre a montanha e o mar, com uma trilha ecológica energizante. Mais adiante, a isolada Praia da Solidão faz jus ao nome, sendo um pequeno oásis de tranquilidade, acessível por uma trilha curta e que recompensa os visitantes com uma beleza singular e águas cristalinas.
Para uma experiência mais contemplativa, a histórica Praia de Cabeçudas oferece um ambiente familiar e uma bela vista dos navios que entram e saem do porto. É a partir daqui que se pode explorar uma das vistas mais icônicas da região: os moles da Barra. A longa estrutura de pedras avança sobre o mar, proporcionando um ponto de observação privilegiado para o encontro do Rio Itajaí-Açu com o oceano e, com sorte, para a observação de botos, o paraíso das belezas naturais do litoral catarinense.
Santuários ecológicos e vistas panorâmicas
A região é rica em mirantes naturais e áreas de conservação. O Parque Natural Municipal do Atalaia, em Itajaí, é um exemplo. Por meio de trilhas ecológicas bem sinalizadas, os visitantes podem subir o morro e ser recompensados com uma vista panorâmica de 360 graus, que abrange Itajaí, Balneário Camboriú e o oceano a perder de vista. Na beira da estrada, a formação rochosa conhecida como Bico do Papagaio se destaca na paisagem, sendo um cartão-postal natural.
O Parque Natural Municipal da Atalaia, oferece uma imersão na natureza com trilhas que levam a dois mirantes distintos. O percurso principal consiste em uma subida de 600 metros por uma estrada de terra compartilhada entre pedestres e veículos, onde o visitante pode apreciar o canto dos pássaros e a presença de animais silvestres.
Explorar o litoral catarinense, com um olhar atento à região de Balneário Camboriú e seus arredores, é descobrir que, a poucos minutos dos centros urbanos, existe um universo de praias desertas, costões rochosos, trilhas imersas na mata e vistas de tirar o fôlego. É a prova de que a beleza natural do litoral catarinense resiste e convida todos a uma conexão mais profunda com o mar e todas as maravilhas que a natureza nos presenteia.
Adquira seu imóvel para viver ou investir na região e tenha todas essa riqueza ao seu dispor durante o ano todo.