Nos últimos anos temos visto um grande aumento de empréstimo destinado a construção ou compra de imóveis. Isso só tem ocorrido porque os bancos e outras instituições de crédito tem facilitado o crédito para esta modalidade, como é o caso do crédito imobiliário.
O que é crédito imobiliário
ÍNDICE
Este tipo de empréstimo é direcionado a quem deseja adquirir um imóvel novo ou já usado, sendo residencial ou comercial (rural não entra neste quesito). Importante ferramenta para quem busca o sonho da casa própria, ele possui taxas mais baixas e sua adesão é mais simples, o que explica sua alta procura.
Funciona da seguinte forma: o imóvel fica alienado em nome da instituição que realizou o empréstimo até que a dívida total seja paga. Neste período, o comprador já pode tomar posse do imóvel e, no caso de não pagamento da dívida, o banco pode retomar a posse, evitando maiores conflitos jurídicos.
Pode-se financiar geralmente um valor de até 70% do imóvel e o resto fica por conta própria do financiado ou com o FGTS.
Crédito imobiliário é vantajoso?
Como trata-se de um imóvel já existente e que dificilmente encontra-se em estado depreciativo, o crédito imobiliário traz vantagens interessantes ao comprador, como taxas menores, já que o risco por parte do banco é menor que outros tipos de negócio. Outro ponto a favor é o fato das dívidas serem divididas em longos períodos, o que acaba, consequentemente a reduzir as parcelas mensais.
Já que estamos falando de um imóvel, é natural que a dívida possa passar de dez anos, diluindo o valor em quantidades menores ao longo dos anos.
Leia Também:
Qual a diferença entre condomínio horizontal e vertical?
Você sabe o que são fundos imobiliários?
Por que vale a pena investir em imóveis na Praia Brava em Itajaí?
Também existe a vantagem do comprador utilizar o FGTS para complementar o financiamento, com a condição de que o imóvel adquirido esteja situado na cidade em que o indivíduo vive. Este ponto do crédito imobiliário é bem interessante, pois ele permite o resgate do fundo, evitando uma demissão ou aposentadoria do trabalhador para que o negócio ocorra.
Como adquirir um crédito imobiliário: passo a passo
Realizar uma simulação
O primeiro passo para obter este empréstimo é ir até o banco e realizar a simulação, onde o próprio banco apresenta o valor que eles emprestariam para o seu caso. Este valor vai variar pela política de empréstimo do seu banco, seu salário e o tipo de imóvel que deseja comprar.
Consulta de poder de compra
Ao fazer a simulação, o banco irá analisar sua situação de crédito. Será analisada sua situação financeira e, se for definido que o valor de sua renda está de acordo para conseguir quitar o valor das parcelas sem problemas, ele poderá ser aprovado.
É ideal levar o cônjuge, se for o caso, para que o valor desta renda aumente. Leve também comprovantes e declaração de renda para aumentar a validação do seu empréstimo. Atenção: se seu nome estiver negativado, é muito importante quitar as dívidas antes de fazer o pedido de crédito imobiliário.
Avaliação do imóvel
Após o banco se certificar que você é capaz de arcar com as dívidas do imóvel, o banco irá, através de uma equipe terceirizada, avaliar o imóvel e ver se ele atende os requisitos necessários para o financiamento.
Fazer o contrato
Depois de avaliado o imóvel, é o momento de organizar a documentação para que o contrato seja feito. É muito importante analisar cada ponto do contrato para que nada seja assinado sem seu conhecimento. É imprescindível fazer uma análise com um advogado especialista antes da assinatura do contrato.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!